Carlos Henrique Lima Melara
Accepted Talks:
Como colaborar com a tradução do Debian
A apresentação abordará as diversas frentes de tradução que compõem o trabalho da equipe de tradução para português do Brasil: páginas web, modelos debconf, descrições de pacotes, instalador do Debian, páginas man, páginas do wiki, publicidade e notícias, o livro Manual do(a) Administrador(a) Debian, o Debian Blend DebianEdu, e serviços e sistemas de infraestrutura. Destina-se tanto à comunidade Debian já atuante, que poderá conhecer mais sobre essa iniciativa, como também a iniciantes que queiram começar a contribuir, já que a equipe de tradução é conhecida por ser uma porta de entrada para o Projeto Debian.
Equipe de tradução Debian pt_BR: prática para iniciantes e não iniciantes
A oficina proporcionará a realização de traduções e revisões, de maneira prática e direta, em diferentes frentes que compõem o trabalho da equipe de tradução para português do Brasil. Não é necessária experiência anterior, e a oficina será flexível quanto ao conteúdo, dependendo dos(as) participantes. É preciso ter apenas um conhecimento intermediário da língua inglesa, já que uma das propostas da equipe é também desenvolver fluência neste idioma. Destina-se tanto à comunidade Debian já atuante, como também a iniciantes que queiram começar a contribuir, já que a equipe de tradução é conhecida por ser uma porta de entrada para o Projeto Debian.
BoF da equipe de tradução Debian pt_BR
Este é o espaço de alinhamento, planejamento e resenhas - vulgo BoF - dessa gente brocote e cheia de aritica que é a equipe de tradução para português do Brasil. Podem participar não integrantes da equipe que queiram começar a contribuir, já que a equipe de tradução é conhecida por ser uma porta de entrada para o Projeto Debian. Não seje abistuntado, deixe de pantinho e apareça!
Ser ou Não Ser Espelho do Debian: Eis a Questão
Hoje em dia, é muito fácil atualizar seu sistema Debian. Basta um apt update, alguns megabytes de download e pronto. Quer baixar uma imagem de instalação do Debian? Mesma coisa, basta apertar um botão - ou digitar um comando no terminal -, esperar alguns minutos e pronto. Já imaginou como funciona a estrutura que permite essa comodidade por debaixo dos panos? Sabia que você pode ajudar a construí-la e torná-la mais resiliente, distribuída e menos dependente de grandes empresas de tecnologia? Participe e descubra as respostas!